sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Fiquem atentos!! Ética na internet!

A Internet pode ser conduzida de forma errada trazendo conseqüências desastrosas
A Internet foi criada para suprir as necessidades do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que necessitava de uma rede de computadores que não podia ser destruída por bombardeios e que conseguia ligar pontos considerados estratégicos para o país. Criada nos anos 60, no auge da Guerra Fria, a internet é hoje um veículo indispensável às empresas e instituições.
Para a globalização a internet é de grande importância, e interfere nas diferenças culturais e na forma de pensar das pessoas,
Por ser um veículo instantâneo, de alcance mundial, descentralizado, interativo, flexível e que movimenta um número surpreendente de pessoas, a Internet vem sofrendo alguns problemas éticos desde o seu aparecimento.
CRIMES NO ESPAÇO CIBERNÉTICO
Um dos problemas enfrentados no mundo cibernético são os crimes bancários e financeiros.
O comportamento criminoso no mundo real é igualmente um comportamento criminoso na internet, as autoridades civis têm o dever e o direito de fomentar as leis existentes em todos os contextos. De acordo com o presidente da Ifosp, empresa especializada em consultoria digital, Marcos Tadeu Cianfa, “tudo que é falta de ética na vida real pode ser aplicado para a realidade virtual”. .
PLÁGIO
Apesar de ser bastante corriqueiro o hábito de copiar materiais existentes na internet essa prática é ilegal. O plagiador quase sempre copia na íntegra o material já existente, não checa suas informações para saber a veracidade dos textos ou das imagens e muitas vezes utiliza informações desatualizas. A internet pode ser uma grande fonte de pesquisa, mas para utilizá-la é necessário citar a fonte proposta e aperfeiçoar o que for utilizado. Essa é a única garantia de tornar a internet um veículo seguro e de credibilidade.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Negar o acesso à informação, pela internet ou outros veículos de comunicação, é uma forma de manipular o público mediante a desinformação e a propaganda. Impedir a liberdade de expressão e de opinião é uma afronta ao jornalismo honesto e admirável. Os regimes autoritários são absolutamente os piores agressores.
CRIMES MAIS USUAIS NA REDE
• E-mails com arquivos anexados: o melhor a fazer é não abrir arquivos com qualquer extensão desconhecida;

• E-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas: os bancos costumam fazer essas atualizações no caixa eletrônico ou nas próprias agências;

• E-mails que afirmam que o internauta esta numa “lista negra”;

• E-mails que anunciam que o usuário foi contemplado com um prêmio: para ganhar um prêmio é necessário a participação na promoção, a empresa costuma mandar um aviso por telegrama pra evitar fraudes e mal entendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário